O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (6), em coletiva de imprensa, o balanço do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O ministro Aloizio Mercadante destacou alguns dados importantes, como o crescimento do número de vagas e do número de instituições participantes do Sistema. Nesta edição do Sisu, o total de inscritos é de cerca de 557 mil pessoas.De acordo com o Ministro, o número de vagas ofertadas pelo Sisu também cresceu nos últimos anos. Houve um crescimento de 26% em relação a 2013. Este ano, serão cerca de 170 mil vagas ofertadas e divididas entre 4.720 cursos que o candidato poderá escolher.
"Desde 2010, o número de municípios participantes do Sistema pulou de 180 para 453, ou seja, um aumento de 158%. Hoje, 90% das instituições federais já aderiram ao programa. Entre as regiões, as que mais ofertam vagas são Norte, Nordeste e região Sul", afirmou Mercadante. O Ministro ressaltou, ainda, a atenção especial a regiões que tinham menor oferta de vagas. Os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia, são, respectivamente, os que mais ofertam vagas, atualmente. Do total de vagas, 64 mil são destinadas à Lei de Cotas.
Critérios para Seleção
Os candidatos ao acesso à educação superior pública têm prazo até as 23h59 do dia 10 (horário de Brasília) para fazer a inscrição on-line no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação. Nesta primeira edição de 2014, o estudante pode fazer até duas opções de curso.
O Sisu seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nesta edição, a inscrição está restrita ao estudante que tenha participado da edição de 2013 do Enem. Fica impedido de se inscrever aquele que tenha tirado zero na prova de redação.
Ao longo do período de inscrições, a classificação parcial e a nota de corte dos candidatos serão divulgadas on-line diariamente para consulta a qualquer hora do dia. No próprio sistema, o estudante pode tirar dúvidas sobre notas de corte, datas das chamadas, período de matrículas nas instituições, resultados e lista de espera.
A consulta à oferta de vagas e as inscrições serão feitas exclusivamente na página do Sisu na internet .
O Edital da Secretaria de Educação Superior do MEC nº 13, de 27 de dezembro de 2013, que define o processo de seleção unificada para o segundo semestre, foi publicado no Diário Oficial da União de 30 de dezembro de 2013.
Fonte: Ministério da Educação
0 comentários:
Postar um comentário